Robuino
O robô arduíno

Meu nome é Odilon Cenamo, sou velejador, programador de softwares e aspirante a dono do meu próprio tempo! Atualmente, divido minha moradia entre o mar, uma pequena casinha no Pouso da Cajaíba (Paraty – RJ) e São Paulo.

Meu projeto de conciliar o trabalho com qualidade de vida começou alguns anos atrás, quando me dei conta de que, descontado o tempo gasto no escritório em SP e com tarefas domésticas cotidianas, me sobravam pouquíssimos momentos durante os quais podia me dedicar a construir a vida com que sonhava. Assustado com isso, comprei um veleiro e decidi que, a partir de então, priorizaria uma vida mais simples e projetos que me trouxessem realização pessoal.

Embora a busca não tenha chegado ao fim, penso já ter recolhido suficientes pistas que sinalizam que hoje em dia muitas coisas podem ser feitas à distancia e que, se não mal gastarmos nossas energias com tarefas repetitivas, que requerem muito tempo e não nos agregam nada, podemos dedicar-nos ao que realmente nos interessa.

Pensando nisso, me propus a criar o ROBUÍNO, um projeto para automação residencial e empresarial com custo bem acessível, que, através da comunicação a distância oferecida pela tecnologia da Internet, um navegador, ou seu celular, possibilite a realização de tarefas diversas tais como regar suas plantas, acessar as câmeras de vigilância de sua casa, dar comida para os cachorros, ser avisado caso tenha esquecido alguma torneira ou o gás aberto, abrir o portão, acender a luz, e assim por diante.

Enfim… fazer as coisas que desejar, através de um mecanismo totalmente compatível com um sistema aberto (open source) e muito utilizado chamado Arduino (e acredite: o grande público não sabe, mas a maior parte das coisas podem ser encontradas em sistemas livres.)