PIPE – FAPESP apoia a pesquisa em pequenas empresas, graças à solidez institucional da FAPESP (Fundação de Amparo a Pequena Empresa do Estado de SP.

Os resultados do PIPE têm sido determinantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social de S.P.

A vitalidade do PIPE mostra que os objetivos vêm sendo obtidos: houve quase 900 solicitações de financiamento somente entre janeiro e novembro de 2017, das quais foram aprovados 300, resultando em mais de uma aprovação por dia. Desde sua criação, o PIPE financiou quase 2 mil projetos de pesquisa tecnológicas de pequenas e médias empresas paulistas.

Recentemente a FAPESP passou a oferecer oportunidades para que as lideranças dos projetos tenham treinamento em negócios no Brasil, por meio do Programa PIPE Empreendedor e no exterior, graças ao acordo com a Royal Academy of Engineering do Reino Unido com o apoio do Fundo Newton.

As pequenas empresas apoiadas pelo programa, nem todas startups, mas todas pequenas empresas de base tecnológica, continuam a criar empregos, valor e riqueza para os brasileiros. Não há muitos paralelos no Brasil ou no mundo para programas dessa natureza.

A Empresa Cenamo Tecnologia, tem o prazer e honra de ser selecionado no Sétimo  PIPE – HIGH – TECH Entrepreneurial Training Program; com o Projeto Jarduíno.

Equipe:

Pesquisador Principal: Odilon Afonso Cenamo

Empreendedor: Elcio Humpwreys

Marketing: Magda Yoko Harunari

Estagiários: Andrei  Leon, Daniel Brogini

Consultor de Eletrônica: Rodrigo Bittenbinder

 

Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa – 20 anos do PIPE na FAPESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *